Conteúdo inteligente
Blog da TRF
Aqui você é nosso parceiro! Venha para nosso time.
Conteúdo inteligente
Blog da TRF
Elevado nível de serviço com todas as informações

Saiba como a tecnologia proporciona vantagens significativas nas atividades logísticas

A logística moderna tem passado por transformações significativas impulsionadas pelo avanço tecnológico nos últimos anos. Neste sentido, em um cenário de cadeias de suprimentos cada vez mais complexas, consumidores mais exigentes e competição global, as empresas que integram inovação digital aos seus processos logísticos, normalmente ganham vantagens expressivas tanto em eficiência, quanto em qualidade e custo. 

Dessa maneira, A TRF apresenta, a seguir, as principais formas pelas quais a tecnologia tem revolucionado as atividades logísticas.

Automação de processos e aumento da produtividade

Alguns sistemas têm modificado as operações logísticas, tornando-a mais automatizada, isto é, mais rápida e eficiente. A exemplo disso, as esteiras inteligentes, separadores automáticos (sorters) e equipamentos de picking robotizado, costumam reduzir consideravelmente o tempo de processamento de pedidos. 

Com isso, a automação dos processos resulta na diminuição de erros humanos, aumenta a precisão das operações e libera colaboradores para funções mais estratégicas. Além disso, os armazéns altamente automatizados conseguem operar 24 horas por dia, assegurando maior agilidade e capacidade de resposta.

Sistemas de gestão integrados

Atualmente, diversas ferramentas vêm sendo implementadas nos processos logísticos, tais como WMS (Warehouse Management System), TMS (Transportation Management System) e ERP (Enterprise Resource Planning), as quais permitem que as empresas tenham uma visão integrada da cadeia logística. 

Desse modo, os sistemas facilitam o controle de estoque, o planejamento de rotas, o monitoramento de entregas e a análise de desempenho. Assim sendo, a partir da integração entre plataformas diminui o retrabalho, evita rupturas e garante melhorias na coordenação entre diferentes setores e parceiros.

Rastreabilidade em tempo real

A utilização de tecnologias como IoT (Internet das Coisas), sensores RFID e GPS proporcionam o rastreamento adequado dos produtos transportados em tempo real, durante toda a cadeia de suprimentos. Logo, não somente aumenta a transparência das operações, como também promove a identificação de gargalos, prever atrasos e como agir preventivamente.

Neste contexto, para os clientes, essa visibilidade é o que gera maior confiança e ainda melhora a experiência de compra. 

Análise de dados e inteligência artificial

De modo geral, a logística baseada em dados viabiliza decisões mais precisas e rápidas nas operações. Assim sendo, algoritmos de IA e machine learning, por exemplo, possibilitam a análise de padrões de demanda, otimizam estoques, além de sugerir rotas mais eficientes e até mesmo predizer falhas em equipamentos. 

A partir disso, as empresas conseguem minimizar seus custos operacionais, assim como, evitam desperdícios de recursos e garantem melhorias importantes no nível de serviço prestado.

Tecnologias de transporte e entrega

As inovações como veículos autônomos, drones de entrega e caminhões equipados com sistemas avançados de telemetria estão modificando a distribuição dos produtos. Em razão disso, essas tecnologias reduzem o consumo de combustível, aumentam a segurança e diminuem o tempo de entrega. Além do mais, soluções de mobilidade elétrica contribuem para operações mais sustentáveis.

Portanto, a tecnologia é atualmente um elemento crucial para a competitividade no setor logístico. Assim, ao automatizar processos, ampliar o controle operacional e gerar informações estratégicas, ela permite que as organizações atendam às demandas do mercado com maior rapidez, precisão e custo reduzido.

Por esse motivo, à medida que novas inovações surgem, a tendência é que a logística se torne ainda mais inteligente, integrada e sustentável.