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Logística de sazonalidade: como as transportadoras se preparam para atender as demandas de fim de ano

A logística de sazonalidade, principalmente no período de fim de ano, é um desafio significativo para as transportadoras devido ao aumento exponencial no volume de encomendas e à necessidade de atender a prazos apertados. Desse modo, geralmente as empresas se preparam para essa alta demanda adotando estratégias específicas que abrangem o planejamento, tecnologia e reforço de recursos.

Neste contexto, a TRF explica como as transportadoras se preparam para atender as demandas de fim de ano.

Planejamento antecipado

De maneira geral, baseado em dados históricos, tendências de mercado e previsões, as transportadoras buscam ajustar suas operações para que consiga lidar com o aumento esperado no volume de entregas. Sendo assim, ferramentas de análise preditiva ajudam a prever picos de vendas, ainda mais em datas de fim de ano como Black Friday, Natal e Ano Novo.

Assim também, são avaliados a infraestrutura disponível como veículos e armazéns, a fim de verificar a capacidade da empresa, além de recursos referentes à possibilidade de rotas e mão de obra necessária. Outro ponto analisado é a possibilidade de parcerias estratégicas que possam garantir uma integração mais fluida de operações.

Ampliação da capacidade operacional

Muitas transportadoras realizam a contratação temporária de motoristas, ajudantes e funcionários para triagem de encomendas. Com isso, aumenta a força do trabalho em épocas de sazonalidade, a fim de assegurar que as entregas sejam feitas no prazo. Além do que, são oferecidos treinamentos específicos para os temporários, garantindo eficiência e qualidade no serviço.

Em alguns casos, é necessário a expansão da frota por meio da adição de veículos alugados ou temporários para este período.

Ainda assim, algumas empresas montam estruturas provisórias próximas a áreas de alta demanda para reduzir os tempos de entrega.

Tecnologias e automação

A tecnologia é crucial para uma logística mais eficiente, pois ferramentas como o monitoramento em tempo real otimizam o controle de rotas e prazos, além de permitir maior controle sobre a localização de mercadorias e antecipação de problemas.

Os softwares de gestão de transporte (TMS) otimizam rotas, priorizando economia de tempo e combustível, enquanto os Sistemas WMS (Warehouse Management System) ajudam a organizar e agilizar o fluxo de mercadorias.

E para automatizar decisões operacionais, como redistribuição de cargas e priorização de entregas urgentes, é comum o uso de inteligência artificial (IA). 

Operações focadas no cliente

Para garantir o devido atendimento às demandas dos clientes, algumas transportadoras estendem os horários de coleta e entrega, contemplando operações noturnas e aos finais de semana.

Além da criação dos pontos de retirada alternativos como o uso de lockers ou parcerias com estabelecimentos locais (como supermercados) para facilitar o acesso às encomendas.

Vale ressaltar a importância de comunicação constante com o cliente, seja por e-mail, SMS ou aplicativos, informando sobre status de entregas e possíveis atrasos.

Redução de riscos e prevenção de problemas

A frota é revisada antes do pico de demanda no intuito de evitar falhas mecânicas que possivelmente atrasam as entregas. Logo, são adotadas estratégias para lidar com intempéries, falhas nos sistemas ou aumento inesperado da demanda.

Além do mais,  a maioria das empresas se preparam para imprevistos como condições climáticas adversas, congestionamentos ou falhas de sistemas. Pois, ao se preparar adequadamente e com planos de contingência, evita-se problemas e consequentemente a insatisfação dos clientes. 

Portanto, essa abordagem estruturada permite às transportadoras gerenciar com eficiência a complexidade e os volumes elevados do período, atendendo às expectativas dos clientes e por conseguinte, maximizando os lucros.