Com as práticas de segurança adequada garante-se a redução dos riscos e melhora a eficiência das operações logísticas
As operações logísticas é uma atividade conhecida pela sua complexidade, pois tem como responsabilidade a armazenagem, distribuição e transporte dos mais variados tipos de mercadorias, de diversos segmentos. Devido a isso, torna-se necessário que sua atuação com as demandas dos clientes seja baseada na busca por eficiência, qualidade, pontualidade e, principalmente, na segurança de cada item.
Neste sentido, a adoção de práticas que abrangem a segurança é um aspecto primordial para operações, visto que a maioria dos produtos já possuem necessidades de cuidados especiais, a fim de evitar possíveis danos ou perdas. Logo, algumas estratégias garantem que eles cheguem em perfeitas condições em seu destino final.
Posto isso, a TRF elenca dicas fundamentais para garantir a segurança da carga durante as operações logísticas.
Planejamento e gestão logística
Para que as operações logísticas sejam realizadas de maneira segura e bem como eficientes, a elaboração de um planejamento detalhado é de extrema importância. Isso porque, com rotas e cronogramas bem definidos, auxilia na diminuição de riscos durante o transporte.
Desse modo, o planejamento de rotas permite definir o melhor trajeto de entrega, o qual leva em consideração o caminho mais rápido, seguro e econômico. Em geral, busca-se rodovias com melhor infraestrutura, sem congestionamento e pedágios, além de avaliar quais possuem menor índice de roubo e extravio de cargas.
Assim também, o ideal é que sejam definidos processos claros e objetivos para cada operação, desde o processo de carregamento até a entrega ao destino final.
Embalagem adequada
Um importante procedimento de segurança é o uso de embalagens adequadas nas mercadorias transportadas. Dado que, ao utilizar materiais mais resistentes e apropriados a carga, garante maior proteção contra adversidades como impactos, vibrações e condições climáticas, situações que podem comprometer a integridade dos itens.
Além do mais, quando se trata de operações com produtos de natureza frágil, o recomendado é o uso de materiais amortecedores como espumas, plástico bolhas, entre outros.
Lembrando que é fundamental certificar-se de que a carga esteja devidamente distribuída no veículo de transporte, de maneira equilibrada e que a amarração seja eficaz para evitar deslocamentos durante o trajeto.
Verificação e manutenção dos veículos
Antes de iniciar qualquer transporte de mercadorias, o ideal é que sejam realizadas inspeções periódicas nos veículos, com intuito de garantir que estejam em condições adequadas para o uso. Dessa forma, deve-se verificar sistemas de freios, pneus, suspensão e dispositivos de segurança.
Assim sendo, mantenha um cronograma eficiente para reduzir paradas desnecessárias e evitar falhas mecânicas no meio das viagens, as quais podem prejudicar a integridade dos produtos, o prazo de entrega e a segurança das operações.
Uso de tecnologia
Sistemas de tecnologia como o rastreamento e monitoramento em tempo real, tem o intuito de acompanhar a localização e as condições da carga. Com isso, é disponibilizado informações em tempo real do status dos produtos durante todo processo, tanto para empresas, como para os clientes e consumidores, gerando maior confiabilidade sobre os serviços.
Outro ponto positivo desses sistemas, é que ao utilizar sensores possibilita o monitoramento de fatores como temperatura e umidade dentro dos veículos, algo especialmente importante para produtos sensíveis.
Ademais, é possível manter comunicação contínua com motoristas e operadores, além da instalação de alarmes de segurança.
Controle no armazenamento
A armazenagem das mercadorias é um processo rigoroso que exige condições adequadas ao produto até que ele seja levado para o transporte. Por esse motivo, garanta locais de carga e descarga seguros, com ótima infraestrutura para proteção da carga enquanto estiver armazenada ou em trânsito.
Em áreas paradas, escolha locais bem iluminados e que possam ser monitorados por câmeras, a fim de reduzir o risco de furtos e vandalismos.
Logo, como nesse processo circulam várias pessoas e cargas, é crucial um controle de acesso somente para pessoas permitidas e o uso de sistemas como de inventário e códigos de barra para evitar que ocorram perdas e extravios.
Portanto, a partir dessas práticas minimiza consideravelmente os riscos e assegura que a carga chegue em perfeitas condições em seu destino.