A otimização de cargas é uma estratégia crucial nas operações logísticas, principalmente no que concerne a maximização do uso do espaço e da capacidade de carga dos caminhões. Isso porque, a partir de práticas eficientes proporciona vantagens como redução dos custos operacionais, aumenta a produtividade, minimiza impactos ambientais e torna os processos mais eficazes.
Neste contexto, a TRF aborda as melhores práticas para otimização da carga e do aproveitamento do caminhão.
Planejamento de rotas e entregas
Uma das principais estratégias para otimizar o uso do veículo e bem como das operações de entrega de mercadorias, é realizar o agrupamento de cargas por proximidade geográfica, isto é, unir em um mesmo veículo, envios com destinos próximos.
Além disso, o planejamento de rotas é um auxílio eficiente, especialmente nesses casos, visto que, por meio de sistemas de roteirização e TMS (Transportation Management Systems), promove a organização das entregas, com trajetos mais rápidos, seguros e eficientes.
Vale frisar, a importância do aproveitamento das viagens de retorno dos caminhões, evitando que os mesmo voltem vazios, o que causaria prejuízos financeiros.
Dimensionamento correto da carga
A devida organização da carga no veículo é um aspecto fundamental, pois o peso e o volume dos produtos deve ser proporcional em todos os espaços, evitando que ocorra sobrecarga em alguma parte do veículo.
Outro ponto importante, é usar o método de cubagem de carga, a fim de identificar o tipo de item transportado, seja ele leve e volumoso, ou pesado e compacto. Assim, permite que as mercadorias sejam acomodadas corretamente.
Uma dica para facilitar ainda mais o empilhamento das cargas dentro do veículo, é o uso de paletes padronizados.
Tecnologia de simulação de carga (Load Planning)
De modo geral, a tecnologia pode ser um aliado relevante em estratégias de otimização de cargas. Exemplo disso, são ferramentas como o Load Planner, esta que é uma maneira de otimizar virtualmente o espaço no caminhão. Desse modo, a partir de simulações de carga evitam-se espaços vazios e até mesmo distribuições inadequadas.
Treinamento da equipe de carregamento
Para garantir que as operações sejam otimizadas e as estratégias bem aplicadas, também é necessário que haja investimento na equipe de profissionais, sobretudo para que atualizem sobre suas funções e as realizem eficientemente.
Sendo assim, neste caso, o ideal é que invista em boas práticas de armazenagem e de carregamento. Além do mais, garante que os responsáveis da área, entendam como organizar paletes, caixas e espaços internos do baú.
Adoção de veículos adequados
O bom aproveitamento do veículo, geralmente, também é proporcionado pela sua escolha adequada. Isso significa que, o recomendado é que sejam utilizados veículos com tamanho e capacidade compatíveis com o tipo de carga transportada e a rota percorrida. Logo, caminhões menores, por exemplo, podem ser mais eficientes para entregas urbanas.
Neste contexto, ao aplicar essas práticas, normalmente pode ter ganhos como:
- Redução de até 30% nos custos logísticos;
- Menor número de viagens;
- Menor emissão de CO₂;
- Melhoria no nível de serviço ao cliente.
Portanto, a otimização de cargas é uma estratégia que torna as operações mais eficientes, visando aprimorar o uso dos veículos e assim garantir redução de custos e maior produtividade.

